VII Semana da Matemática da UAMat

A cada dois anos, a Unidade Acadêmica de Matemática da UFCG realiza a Semana da Matemática, com o objetivo de reunir alunos, professores, pesquisadores e interessados em Matemática. De 09 a 12 de novembro de 2015, em sua oitava edição, o evento contou com um leque de atividades, tais como palestras, minicursos, oficinas, exposição de pôsteres e sessões técnicas.

Como em todas as edições do evento, nós do PIBID participamos da programação da Semana da Matemática tanto prestigiando as atividades disponíveis, quanto ministrando oficinas e minicurso. Abaixo, você verá algumas fotos dessas atividades.

Oficina “Construção de Sólidos Geométricos com Dobraduras de Papel”

Nesta oficina, os bolsistas ensinaram técnicas de dobraduras de papel para construir sólidos geométricos como uma forma de abordagem do conteúdo de Geometria Espacial, pois, com uma boa didática, esse material torna mais fácil a compreensão dos conceitos de objetos espaciais, além de despertar a atenção dos alunos.

12515970_1048162865241868_424850339_n

 

Oficina “A Construção dos Sólidos de Platão como Instrumento Facilitador na Aprendizagem de Geometria Espacial”

Aqui, os bolsistas trataram de diferentes abordagens para o ensino da Geometria Espacial, tais como: construção de sólidos com canudos, visualização com o software GeoGebra, sólidos construídos com cartão de sapateiro e também a dedução das medidas dos sólidos feita no quadro com os participantes da oficina.

20151111_153704

20151111_145850

IMG-20151111-WA0018

 

Minicurso “Estudando Matemática com o Auxílio do GeoGebra Utilizando as Janelas CAS e 3D”

Utilizando o GeoGebra como ferramenta, os bolsistas apresentaram neste minicurso alguns conteúdos que podem ser trabalhados com o computador através das janelas CAS e 3D deste software. Entre os conteúdos abordados, estão Trigonometria, Poliedros de Platão e Matrizes, que na maioria das vezes são ensinados de forma abstrata.

20151110_203438

20151110_203520

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.