Bem Vindo! Welcome!

Bem vindo ao meu site!

Meu nome é Claudemir Fideles. Sou licenciado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (2011), mestre em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (2014) e doutor em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2017). 

O objetivo da minha tese foi de estudar três as principais linhas de pesquisa sobre PI-álgebras: a primeira (e a mais clássica) estuda as propriedades de uma álgebra (ou um anel) sabendo-se que ela satisfaz alguma identidade polinomial. Em outras palavras, “o que podemos dizer sobre a estrutura de PI-álgebra?”; a segunda linha representa-se por pesquisas sobre as classes de álgebras que satisfazem um dado sistema de identidades polinomiais (essas classes são chamadas de variedades de álgebras); e a terceira estuda as identidades polinomiais satisfeitas por uma álgebra “interessante”. Gostaríamos de deixar claro que tal divisão não é única e definitiva, e que os problemas na PI-teoria, na maioria das vezes, estão interligados. Você pode encontrar a minha tese aqui.

Sob o título “Polinômios Centrais Graduados em Álgebras Associativas, e Mergulhos de Álgebras de Jordan”, a minha tese foi defendida no ano de 2017, sob a orientação do Prof. Plamen Emilov Kochloukov (IMECC-UNICAMP) e coorientação do Prof. Diogo Diniz Pereira da Silva e Silva (UFCG),   recebendo menção honrosa do prêmio capes de melhor tese de 2017 – edição 2018 da área de Matemática / Probabilidade e Estatística.

Atualmente sou Professor do Departamento de Matemática da UAMat-CCT-UFCG e estou fazendo estágio pós-doutorado no IME USP. Tendo experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra, atuando principalmente nos seguintes temas: polinômio central, identidade polinomial, álgebra com traço e álgebra graduada. 

Áreas de Interesse: Álgebra / PI-álgebra

Curriculo Lattes Curriculo Vitae
UFCG ORCID
 Google Acadêmico Researchgate
 Atividades de 2020  

Olá, mundo!!!

Bem vindo ao site do Prof. Dr. Claudemir Fidelis! Aqui você encontra todas as informações sobre as disciplinas ministradas por mim. Bons estudos! Claudemir Fidelis  

Leia mais

Translate »