Logo UFCG Logo DME

Grupo PET-Matemática-UFCG

Universidade Federal de Campina Grande



PET-Matemática-UFCG

Iniciado em Janeiro de 2009, o Pet-Matemática-UFCG é atualmente composto pelos integrantes: Cecília Nunes, Ester Rangel, Joelson Joventino, José Lucas de Almeida, Lívia Tito, Lucas Hariel Cavalcanti, Maria Clara de Souza, Maria Débora, Maria Júlia, Maurício Bezerra, Sabrina Kely, Thiago Ferreira e o Tutor Prof. Dr. Leomaques Francisco Silva Bernardo.

Sobre o PET

Criado e implantado em 1979 pela CAPES, o Programa de Educação Tutorial (PET) é um projeto acadêmico direcionado a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação. Esses alunos são selecionados mediante processo seletivo e então organizados em grupos no âmbito de cada curso de graduação, recebendo orientação acadêmica de professores-tutores.

O PET objetiva envolver os estudantes que dele participam num processo de formação integral, propiciando-lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos, sob o princípio fundamental da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão da educação tutorial.

São objetivos deste Programa:
  1. A melhoria do ensino de graduação
  2. A formação acadêmica ampla do aluno
  3. A interdisciplinaridade
  4. A atuação coletiva, planejamento e execução

Até o ano de 1999, o Programa foi coordenado pela CAPES. A partir de 31 de dezembro de 1999, o PET teve sua gestão transferida para a Secretaria de Educação Superior - SESu/MEC, ficando sob a responsabilidade do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior - DEPEM. Desde então, vem sendo executado, levando em conta as diretrizes e os interesses acadêmicos das Universidades às quais se vincula, e que passaram a ser responsáveis por sua estruturação e coordenação.

2024- Grupo PET-Matemática-UFCG.