Dia/Hora | Quarta-feira | Quinta-feira |
08:00 – 09:30 | M1 – Uma conversa sobre as “Variedades” de Nehari e suas aplicações M2 – Nem todo DFU É um DIP, mas … | M1 – Uma conversa sobre as “Variedades” de Nehari e suas aplicações M2 – Nem todo DFU É um DIP, mas … |
14:00 – 16:00 | M3 – Redação Matemática M4 – O Jogo Poker e o Ensino de Probabilidade M5 – Introdução ao Python M6 – Introdução a Fractais OF1 – Conectando Ideias: Explorando os Conectivos Lógicos com Foco no Ensino Médio OF2 – Explorando Conceitos Visuais na Matemática com o uso da Expressão Gráfica | M3 – Redação Matemática M4 – O Jogo Poker e o Ensino de Probabilidade M5 – Introdução ao Python M6 – Introdução a Fractais OF1 – Conectando Ideias: Explorando os Conectivos Lógicos com Foco no Ensino Médio OF2 – Explorando Conceitos Visuais na Matemática com o uso da Expressão Gráfica |
19:30 – 21:30 | OF3 – Mágica ou Matemágica? Façam suas Apostas! Utilizando o Encanto da Mágica como Porta De Entrada para o Mundo da Matemática OF4 – Origamática: Observando a Matemática através do Origami | OF3 – Mágica ou Matemágica? Façam suas Apostas! Utilizando o Encanto da Mágica como Porta De Entrada para o Mundo da Matemática OF4 – Origamática: Observando a Matemática através do Origami |
Informações detalhadas
M1
M1 – Uma conversa sobre as “Variedades” de Nehari e suas aplicações
Resumo: Neste minicurso pretendemos apresentar o conjunto de Nehari como um vínculo natural a ser considerado quando se pretende obter pontos críticos de um funcional I associado. Se I for de classe C^2 (caso regular), daremos condições suficientes sobre o espaço de Banach E e o funcional para que o conjunto de Nahari seja uma C^1 variedade de codimensão 1 e mostremos como este fato pode ser usado para obter pontos críticos de I. Se I for de classe C^1 (caso não-regular), mostraremos que sob certas condições é possível garantir a existência de um homeomorfismo entre o conjunto de Nehari e a esfera unitária (a qual é uma C^1 variedade se E satisfaz uma condição adequada), usaremos tal homeomorfismo para contornar a falta de uma estrutura diferenciável no conjunto de Nehari e mostremos como aplicar este caso a resolução de um problema elíptico. Finalmente, estudaremos o caso em que o funcional é indefinido na origem e veremos que os métodos anteriores não se aplicam.
Ministrante: Prof. Dr. João Rodrigues dos Santos Júnior – UFPA
22/11/2023: 08:00 – 09:30
23/11/2023: 08:00 – 09:30
Local: CCA 303
M2 – Nem todo DFU É um DIP, mas …
Resumo: Na teoria de anéis, um domínio de ideais principais (DIP) é um domínio de integridade no qual todo ideal é principal, e um domínio de fatoração única (DFU) é um domínio de integridade no qual vale uma propriedade análoga ao Teorema Fundamental da Aritmética. É um fato conhecido que todo DIP é um DFU, mas nem todo DFU é um DIP. Por exemplo, o anel dos polinômios em uma indeterminada com coeficientes inteiros é um DFU, mas não é um DIP. Neste minicurso, mostraremos que todo DFU com apenas uma quantidade finita de elementos irredutíveis, a menos de associados, deve ser um DIP.
Ministrante: Prof. Dr. Antônio Pereira Brandão Júnior – UFCG
22/11/2023: 08:00 – 09:30
23/11/2023: 08:00 – 09:30
Local: CAA 305
M3 – Redação Matemática
Resumo: Nesse minicurso abordaremos a temática: redação matemática, onde a princípio introduziremos os conceitos básicos, tais como símbolos matemáticos e escrita corrente até os conceitos mais avançados, como, por exemplo, negação de sentenças matemáticas, contra positiva, recíproca de uma sentença e técnicas de demonstrações. O principal objetivo da presente atividade é que os participantes possam aperfeiçoar sua escrita matemática, relembrando conceitos básicos vistos nos cursos de graduação em matemática Licenciatura e/ou Bacharelado. Além disso, saber utilizar com clareza as técnicas e argumentos clássicos necessários a uma demonstração matemática. Para o desenvolvimento do minicurso contaremos com exposições realizadas por integrantes do Grupo, tendo como principal material didático auxiliador os livros: “Um convite a Matemática” e “Manual de redação Matemática” do Prof. Dr. Daniel Cordeiro – UFCG.
Ministrantes: Bolsistas do PET-Matemática/UFCG sob à supervisão do Tutor Prof. Leomaques Francisco Silva Bernardo.
22/11/2023: 14:00 – 16:00
23/11/2023: 14:00 – 16:00
Local: CAA 303
M4 – O Jogo Poker e o Ensino de Probabilidade
Resumo: Nesse minicurso apresentaremos a probabilidade envolvida nas partidas do jogo Poker, bem como suas regras e uma possibilidade de intervenção metodológica para o ensino dos conceitos básicos de probabilidade. O principal objetivo da presente atividade é que os participantes possam aperfeiçoar a base conceitual da probabilidade a partir do meio lúdico do jogo apresentado, e assim, aumentar suas possibilidades de abordagem deste conteúdo em sua futura carreira docente. Para o desenvolvimento do minicurso contaremos com exposições realizadas por integrantes do Grupo, tendo como principal material didático auxiliador o artigo: “Aplicação de jogos de pôquer através de tecnologias digitais para ensino de probabilidade” dos autores Marco Antônio Ribeiro e Carla Guimarães Regina Brighenti disponível na revista eletrônica: Professor de Matemática Online.
Ministrantes: Bolsistas do PET-Matemática/UFCG sob à supervisão do Tutor Prof. Leomaques Francisco Silva Bernardo.
22/11/2023: 14:00 – 16:00
Local: CAA 305
M5 – Introdução ao Python
Resumo: Nesse minicurso focaremos no uso da biblioteca sympy de matemática simbólica do Python para resolver problemas de cálculo e álgebra linear.
Ministrantes: Bolsistas do PET-Matemática e Estatística/UFCG sob à supervisão da Tutora Profa. Josefa Itailma da Rocha.
22/11/2023: 14:00 – 16:00
23/11/2023: 14:00 – 16:00
REENGE 07
M6 – Introdução a Fractais
Resumo: Fractais são figuras geométricas não clássicas compostas por partes que são semelhantes à figura completa. Nesse minicurso apresentaremos alguns Fractais clássicos como a curva de Koch e o triângulo de sierpinski, estudando a sua geometria. Além disso, apresentaremos um algoritmo que pode ser usado para a construção desses objetos.
22/11/2023: 14:00 – 16:00
23/11/2023: 14:00 – 16:00
Local: CAA 306
OF1 – Conectando Ideias: Explorando os Conectivos Lógicos com Foco no Ensino Médio
Resumo: A oficina “Conectando Ideias” propõe uma abordagem inovadora e lúdica para se trabalhar lógica no Ensino Médio, explorando os conectivos lógicos de maneira envolvente e prática por meio da técnica de Gamificacão. Compreender a lógica é fundamental não apenas para a matemática, mas também para a resolução de problemas cotidianos e a tomada de decisões. Além disso, por meio de um envolvente jogo educativo, atividades práticas, discussões em grupo e exemplos concretos, os participantes serão mediados a compreender a função de alguns conectivos lógicos (“e”, “ou”, “se… então”) na construção de argumentos sólidos e na análise de proposições compostas.
Ministrantes: Bolsistas do PIBID/Matemática/CCT/UFCG sob à supervisão da Profa. Jacqueline Félix de Brito Diniz.
22/11/2023: 14:00 – 16:00
23/11/2023: 14:00 – 16:00
Local: CAA 401
OF2 – Explorando Conceitos Visuais na Matemática com o uso da Expressão Gráfica
Resumo: Expressão Gráfica é um campo de estudo que utiliza elementos de desenho, imagens, modelos, materiais manipuláveis e recursos computacionais aplicados às diversas áreas do conhecimento, com a finalidade de apresentar, representar, exemplificar, aplicar, analisar, formalizar e visualizar conceitos. Pensando nisso, preparamos esta oficina com o objetivo de explorar conceitos visuais da Matemática através de desenhos geométricos, comumente abordados na disciplina de Expressão Gráfica, e com isso explorar o uso de materiais e elementos de desenho no ensino e aprendizagem da Matemática.
Ministrantes: Bolsistas do PIBID/Matemática/CCT/UFCG sob à supervisão da Profa. Jacqueline Félix de Brito Diniz.
Data e horário:
22/11/2023: 14:00 – 16:00
23/11/2023: 14:00 – 16:00
Local: CAA 305
OF3 – Mágica ou Matemágica? Façam suas Apostas! Utilizando o Encanto da Mágica como Porta de Entrada para o Mundo da Matemática
Resumo: As chamadas “matemágicas” são utilizadas como dinâmicas em
momentos de apresentação professor-aluno ou como dinâmicas quebra gelo, mas podem ser muito mais que isso. Existe bastante matemática por trás dessas dinâmicas e podem ser uma porta de entrada direta ao encantamento do aluno em relação ao mundo da matemática. Dentre as inúmeras possibilidades, que podem ser divididas por áreas, destacamos a aritmética, lógica, análise combinatória e geometria para aplicar e fundamentar o conceito que há por trás delas.
Ministrantes: Bolsistas do PIBID/Matemática/CCT/UFCG sob à supervisão da P…
22/11/2023: 19:30 – 21:30
23/11/2023: 19:30 – 21:30
Local: CX 04
OF4 – Origamática: Observando a Matemática através do Origami
Resumo: Esta oficina utiliza como metodologia a prática do origami em meio a matemática. Iremos detalhar de uma forma dinâmica a geometria plana e a geometria espacial através de uma aula prática, contemplando o recurso do “origami”, em que os alunos irão confeccionar figuras e sólidos geométricos, contribuindo assim para a melhoria do seu processo de ensino-aprendizagem através de matérias manipulados. Como conclusão que se pode tirar dessa experiência vivenciada é a importância dos recursos didáticos manipulados, pois esse tipo de metodologia como oficinas pedagógicas e aulas práticas, vem nos mostr…
22/11/2023: 19:30 – 21:30
23/11/2023: 19:30 – 21:30
Local: CX 05