Minicursos e Oficinas

Dia/Hora Quarta-feira Quinta-feira
08:00 – 09:30 M1 – Uma conversa sobre as “Variedades” de Nehari e suas aplicações
M2 – Nem todo DFU É um DIP, mas …
M1 – Uma conversa sobre as “Variedades” de Nehari e suas aplicações
M2 – Nem todo DFU É um DIP, mas …  
   
14:00 – 16:00 M3 – Redação Matemática   M4 – O Jogo Poker e o Ensino de Probabilidade
M5 – Introdução ao Python
M6 – Introdução a Fractais
OF1 – Conectando Ideias: Explorando os Conectivos Lógicos com Foco no Ensino Médio
OF2 – Explorando Conceitos Visuais na Matemática com o uso da Expressão Gráfica
M3 – Redação Matemática
M4 – O Jogo Poker e o Ensino de Probabilidade
M5 – Introdução ao Python
M6 – Introdução a Fractais
OF1 – Conectando Ideias: Explorando os Conectivos Lógicos com Foco no Ensino Médio
OF2 – Explorando Conceitos Visuais na Matemática com o uso da Expressão Gráfica  
     
19:30 – 21:30 OF3 – Mágica ou Matemágica? Façam suas Apostas! Utilizando o Encanto da Mágica como Porta De Entrada para o Mundo da Matemática
OF4 – Origamática: Observando a Matemática através do Origami
OF3 – Mágica ou Matemágica? Façam suas Apostas! Utilizando o Encanto da Mágica como Porta De Entrada para o Mundo da Matemática
OF4 – Origamática: Observando a Matemática através do Origami

Informações detalhadas

M1

M1 – Uma conversa sobre as “Variedades” de Nehari e suas aplicações

Resumo: Neste minicurso pretendemos apresentar o conjunto de Nehari como um vínculo natural a ser considerado quando se pretende obter pontos críticos de um funcional I associado. Se I for de classe C^2 (caso regular), daremos condições suficientes sobre o espaço de Banach E e o funcional para que o conjunto de Nahari seja uma C^1 variedade de codimensão 1 e mostremos como este fato pode ser usado para obter pontos críticos de I. Se I for de classe C^1 (caso não-regular), mostraremos que sob certas condições é possível garantir a existência de um homeomorfismo entre o conjunto de Nehari e a esfera unitária (a qual é uma C^1 variedade se E satisfaz uma condição adequada), usaremos tal homeomorfismo para contornar a falta de uma estrutura diferenciável no conjunto de Nehari e mostremos como aplicar este caso a resolução de um problema elíptico. Finalmente, estudaremos o caso em que o funcional é indefinido na origem e veremos que os métodos anteriores não se aplicam.

Ministrante: Prof. Dr. João Rodrigues dos Santos Júnior – UFPA

22/11/2023: 08:00 – 09:30

23/11/2023: 08:00 – 09:30

Local: CCA 303

M2 – Nem todo DFU É um DIP, mas …

Resumo: Na teoria de anéis, um domínio de ideais principais (DIP) é um domínio de integridade no qual todo ideal é principal, e um domínio de fatoração única (DFU) é um domínio de integridade no qual vale uma propriedade análoga ao Teorema Fundamental da Aritmética. É um fato conhecido que todo DIP é um DFU, mas nem todo DFU é um DIP. Por exemplo, o anel dos polinômios em uma indeterminada com coeficientes inteiros é um DFU, mas não é um DIP. Neste minicurso, mostraremos que todo DFU com apenas uma quantidade finita de elementos irredutíveis, a menos de associados, deve ser um DIP.

Ministrante: Prof. Dr. Antônio Pereira Brandão Júnior – UFCG

22/11/2023: 08:00 – 09:30

23/11/2023: 08:00 – 09:30

Local: CAA 305

M3 – Redação Matemática

Resumo: Nesse minicurso abordaremos a temática: redação matemática, onde a princípio introduziremos os conceitos básicos, tais como símbolos matemáticos e escrita corrente até os conceitos mais avançados, como, por exemplo, negação de sentenças matemáticas, contra positiva, recíproca de uma sentença e técnicas de demonstrações. O principal objetivo da presente atividade é que os participantes possam aperfeiçoar sua escrita matemática, relembrando conceitos básicos vistos nos cursos de graduação em matemática Licenciatura e/ou Bacharelado. Além disso, saber utilizar com clareza as técnicas e argumentos clássicos necessários a uma demonstração matemática. Para o desenvolvimento do minicurso contaremos com exposições realizadas por integrantes do Grupo, tendo como principal material didático auxiliador os livros: “Um convite a Matemática” e “Manual de redação Matemática” do Prof. Dr. Daniel Cordeiro – UFCG.

Ministrantes: Bolsistas do PET-Matemática/UFCG sob à supervisão do Tutor Prof. Leomaques Francisco Silva Bernardo.

22/11/2023: 14:00 – 16:00

23/11/2023: 14:00 – 16:00

Local: CAA 303

M4 – O Jogo Poker e o Ensino de Probabilidade

Resumo: Nesse minicurso apresentaremos a probabilidade envolvida nas partidas do jogo Poker, bem como suas regras e uma possibilidade de intervenção metodológica para o ensino dos conceitos básicos de probabilidade. O principal objetivo da presente atividade é que os participantes possam aperfeiçoar a base conceitual da probabilidade a partir do meio lúdico do jogo apresentado, e assim, aumentar suas possibilidades de abordagem deste conteúdo em sua futura carreira docente. Para o desenvolvimento do minicurso contaremos com exposições realizadas por integrantes do Grupo, tendo como principal material didático auxiliador o artigo: “Aplicação de jogos de pôquer através de tecnologias digitais para ensino de probabilidade” dos autores Marco Antônio Ribeiro e Carla Guimarães Regina Brighenti disponível na revista eletrônica: Professor de Matemática Online.

Ministrantes: Bolsistas do PET-Matemática/UFCG sob à supervisão do Tutor Prof. Leomaques Francisco Silva Bernardo.

22/11/2023: 14:00 – 16:00

Local: CAA 305

M5 – Introdução ao Python

Resumo: Nesse minicurso focaremos no uso da biblioteca sympy de matemática simbólica do Python para resolver problemas de cálculo e álgebra linear.

Ministrantes: Bolsistas do PET-Matemática e Estatística/UFCG sob à supervisão da Tutora Profa. Josefa Itailma da Rocha.

22/11/2023: 14:00 – 16:00

23/11/2023: 14:00 – 16:00

REENGE 07

M6 – Introdução a Fractais

Resumo: Fractais são figuras geométricas não clássicas compostas por partes que são semelhantes à figura completa. Nesse minicurso apresentaremos alguns Fractais clássicos como a curva de Koch e o triângulo de sierpinski, estudando a sua geometria. Além disso, apresentaremos um algoritmo que pode ser usado para a construção desses objetos.

22/11/2023: 14:00 – 16:00

23/11/2023: 14:00 – 16:00

Local: CAA 306

OF1 – Conectando Ideias: Explorando os Conectivos Lógicos com Foco no Ensino Médio

Resumo: A oficina “Conectando Ideias” propõe uma abordagem inovadora e lúdica para se trabalhar lógica no Ensino Médio, explorando os conectivos lógicos de maneira envolvente e prática por meio da técnica de Gamificacão. Compreender a lógica é fundamental não apenas para a matemática, mas também para a resolução de problemas cotidianos e a tomada de decisões. Além disso, por meio de um envolvente jogo educativo, atividades práticas, discussões em grupo e exemplos concretos, os participantes serão mediados a compreender a função de alguns conectivos lógicos (“e”, “ou”, “se… então”) na construção de argumentos sólidos e na análise de proposições compostas.

Ministrantes: Bolsistas do PIBID/Matemática/CCT/UFCG sob à supervisão da Profa. Jacqueline Félix de Brito Diniz.

22/11/2023: 14:00 – 16:00

23/11/2023: 14:00 – 16:00

Local: CAA 401

OF2 – Explorando Conceitos Visuais na Matemática com o uso da Expressão Gráfica

Resumo: Expressão Gráfica é um campo de estudo que utiliza elementos de desenho, imagens, modelos, materiais manipuláveis e recursos computacionais aplicados às diversas áreas do conhecimento, com a finalidade de apresentar, representar, exemplificar, aplicar, analisar, formalizar e visualizar conceitos. Pensando nisso, preparamos esta oficina com o objetivo de explorar conceitos visuais da Matemática através de desenhos geométricos, comumente abordados na disciplina de Expressão Gráfica, e com isso explorar o uso de materiais e elementos de desenho no ensino e aprendizagem da Matemática.

Ministrantes: Bolsistas do PIBID/Matemática/CCT/UFCG sob à supervisão da Profa. Jacqueline Félix de Brito Diniz.

Data e horário:

22/11/2023: 14:00 – 16:00

23/11/2023: 14:00 – 16:00

Local: CAA 305

OF3 – Mágica ou Matemágica? Façam suas Apostas! Utilizando o Encanto da Mágica como Porta de Entrada para o Mundo da Matemática

Resumo: As chamadas “matemágicas” são utilizadas como dinâmicas em

momentos de apresentação professor-aluno ou como dinâmicas quebra gelo, mas podem ser muito mais que isso. Existe bastante matemática por trás dessas dinâmicas e podem ser uma porta de entrada direta ao encantamento do aluno em relação ao mundo da matemática. Dentre as inúmeras possibilidades, que podem ser divididas por áreas, destacamos a aritmética, lógica, análise combinatória e geometria para aplicar e fundamentar o conceito que há por trás delas.

Ministrantes: Bolsistas do PIBID/Matemática/CCT/UFCG sob à supervisão da P…

22/11/2023: 19:30 – 21:30

23/11/2023: 19:30 – 21:30

Local: CX 04

OF4 – Origamática: Observando a Matemática através do Origami

Resumo: Esta oficina utiliza como metodologia a prática do origami em meio a matemática. Iremos detalhar de uma forma dinâmica a geometria plana e a geometria espacial através de uma aula prática, contemplando o recurso do “origami”, em que os alunos irão confeccionar figuras e sólidos geométricos, contribuindo assim para a melhoria do seu processo de ensino-aprendizagem através de matérias manipulados. Como conclusão que se pode tirar dessa experiência vivenciada é a importância dos recursos didáticos manipulados, pois esse tipo de metodologia como oficinas pedagógicas e aulas práticas, vem nos mostr…

22/11/2023: 19:30 – 21:30

23/11/2023: 19:30 – 21:30

Local: CX 05