Apresentação

Com o objetivo de contribuir para uma melhor qualificação, formação científica e profissional nas áreas de Matemática e Estatística, e considerando a situação atual da COVID-19 como pandemia e a necessidade de isolamento social, a Unidade Acadêmica de Matemática (UAMat) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) promoverá, no período de 04 de janeiro à 05 de março de 2021, atividades remotas para alunos, professores e pesquisadores da região Nordeste bem como de outras regiões. Estas atividades constituem o PROGRAMA DE VERÃO 2021 – UAMat/UFCG. A UAMat já tem vários anos de experiência na organização dos programas de verão, esta será a vigésima edição deste evento, e o primeiro realizado totalmente com atividades remotas.

Este programa vem oferecendo anualmente cursos e seminários nos mais diversos níveis da matemática, abordando-a em nível de ensino médio e superior, além de temas atuais de pesquisa. Nesta edição o programa contará com as seguintes atividades remotas: curso de Introdução à Análise Real (Nivelamento), curso de Álgebra Linear (Mestrado) e palestras realizadas dentro do III Workshop de Verão e do II Encontro de Física-Matemática da UFCG. O enfoque é oferecer aos participantes a oportunidade de frequentarem cursos e seminários em Matemática e áreas afins, ministrados por profissionais da UFCG e de outras instituições, ampliando assim o leque de possibilidades para o desenvolvimento de novas atividades de ensino e pesquisa.

O cursos de Introdução à Análise Real e de Álgebra Linear ocorrerão entre 04 de janeiro e 26 de fevereiro de 2021. O III Workshop de Verão acontecerá entre 25 de janeiro e 05 de março de 2021, com Conferências na área de Matemática dentro das linhas de pesquisa do PPGMat (Álgebra, Análise, Geometria Diferencial, Matemática Aplicada e Probabilidade e Estatística) e do PROFMAT. O II Encontro de Física-Matemática da UFCG acontecerá entre 01 e 05 de março de 2021 consistirá em palestras de divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores das unidades acadêmicas de Matemática e Física da UFCG.