Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Matemática Stricto Sensu, em nível de mestrado, na modalidade profissional, do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande – PROFMAT/CCT-UFCG foi aprovado pela Câmara Superior de Pós-Graduação no final de 2010, para ter início no período 2011.1. O PROFMAT é um curso semipresencial com oferta nacional coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, oferecido em polos distribuídos em Instituições de Ensino Superior por todos os estados da federação e Distrito Federal. O PROFMAT foi recomendado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES da CAPES, em sua reunião, realizada nos dias 25 a 29 de outubro de 2010.

O público alvo do PROFMAT consiste dos professores do ensino básico que se encontrem efetivamente em sala de aula no ensino da matéria matemática. Aos professores das instituições públicas de ensino básico estão previstas bolsas de mestrado da CAPES, nos mesmos moldes das bolsas de mestrado de demanda social. Um ponto fundamental é que os professores que recebem bolsa CAPES assumem como contrapartida o compromisso de continuar em exercício na rede pública por um período de cinco anos após a conclusão do mestrado.

A admissão de discentes e a distribuição de bolsas de estudos se dão por meio de um Exame Nacional de Acesso, versando sobre um programa de conteúdo matemático do ensino básico, previamente definido e divulgado através de Edital. O Exame Nacional de Acesso consiste num único exame, realizado pelo menos uma vez por ano, ao mesmo tempo, nas Instituições Associadas.

O PROFMAT/CCT-UFCG funciona nas dependências da Unidade Acadêmica de Matemática do Centro de Ciências e Tecnologia da UFCG, bloco CX do Campus de Campina Grande.

Endereços: Av. Aprígio Veloso, 882, Bodocongó, Caixa Postal: 10.044, Cep: 58.429-970 Campina Grande – PB – Brasil Fone/fax: 55(83) 2101-1112,
e-mail: profmat_ufcg@mat.ufcg.edu.br

Outras informações do PROFMAT/Rede Nacional podem ser encontradas em:
http://www.profmat-sbm.org.br

Professores e alunos cadastrados podem acessar a plataforma MOODLE no endereço: http://moodle.profmat-sbm.org.br/

Voltar ao topo