Home / Egressos e TCC’s

Egressos e TCC’s

Nome Conclusão Título Orientador
01 Salomão Pereira de Almeida 07/03/2013 Números Complexos para o Ensino Médio: uma abordagem com história, conceitos básicos e aplicações Diogo Diniz P. da Silva e Silva
02 Weidson do Amaral Luna 14/03/2013 Uma Construção da Geometria Analítica a partir dos Teoremas de Tales e de Pitágoras Bráulio Maia Júnior
03 Josiel Pereira da Silva 10/04/2013 Logaritmos e Aplicações Diogo Diniz Pereira da Silva e Silva
04 Luis Pereira da Silva Júnior 11/04/2013 Construções Geométricas por Régua e Compasso e Números Construtíveis Marco Aurélio Soares Souto
05 Valderi Candido da Costa 11/04/2013 Números Construtíveis Marco Aurélio Soares Souto
06 Emanuel Adriano Dantas 28/06/2013 Probabilidade: Uma Reflexão Teórico-Prática no Ensino da Matemática Diogo Diniz Pereira da Silva e Silva
07 Ednaldo Bernardo de Oliveira 16/07/2013 Uma Contribuição ao Ensino de Geometria Espacial Daniel Cordeiro de Morais Filho
08 José Alci Silva Lemos Júnior 26/07/2013 Estudo de Funções com o auxilio do Computador Rosana Marques da Silva
09 Mozart Edson Lopes Guimarães 29/07/2013 O Computador em Sala de Aula: Ensino e Aprendizagem de Funções Através de Resolução de Problemas Rosana Marques da Silva
10 Marcos Vinicius Aurélio de Lima 13/08/2013 Uma Contribuição ao Ensino do Cálculo de Raízes Quadradas e Cúbicas Luiz Antonio da Silva Medeiros
11 Soraya Martins Camelo 13/08/2013 Estudo de Função Afim Através da Modelagem Matemática Rosana Marques da Silva / Aparecido Jesuino de Souza
12 Ana Claúdia Guedes dos Santos 14/08/2013 Uma Contribuição ao ensino de números irracionais e de incomensurabilidade para o ensino médio Daniel Cordeiro de Morais Filho
13 Sandro da Silva Lima 14/08/2013 Introdução à Geometria: Um Novo Enfoque de Ensino e Aprendizagem Jaime Alves Barbosa Sobrinho
14 Mário André de Oliveira 15/08/2013 Proposta de Atividades com a Calculadora no Ensino Fundamental Jaime Alves Barbosa Sobrinho
15 Fernando da Silva Batista 20/03/2014 Um estudo sobre área de triângulos e polígonos convexos e não-convexos José de Arimatéia Fernandes
16 Edson Bernardo de Oliveira 24/03/2014 Estudo das relações entre cordas no círculo a partir do Geogebra Luiz Antônio da Silva Medeiros
17 Carlos André Carneiro de Oliveira 24/03/2014 Trigonometria: O Radiano e as Funções Seno, Cosseno e Tangente Rosana Marques da Silva
18 Michelle Noberta Araújo de Oliveira 03/07/2014 Análise da Contextualização da Função Exponencial e da Função Logarítmica nos Livros Didáticos do Ensino Médio Daniel Cordeiro de Morais Filho
19 Vandenberg Gouveia Dias 22/07/2014 Quadratura: da antiguidade à atualidade Aparecido Jesuíno de Souza
20 Alecio Soares Silva 14/08/2014 Um Estudo Sobre Aplicação do Algoritmo de Euclides Bráulio Maia Júnior
21 Flávio Franklin Fidelis Alves 21/08/2014 Estudo Sobre o conceito de volume Jefferson Abrantes dos Santos
22 Emerson Wagner da Nobrega 24/02/2015 Ler, Escrever e Calcular: um Método para Rever Conteúdos Matemáticos do Ensino Fundamental Rosana Marques da Silva
23 Rivaldo Bezerra de Aquino Filho 24/07/2015 Objetos de Aprendizagem: Estudo de funções com o apoio do GeoGebra Rosana Marques da Silva
24 Juanbélia Wanderlei de Azevêdo Ferreira 05/08/2015 Análise da axiomatização da geometria espacial nos livros didáticos do ensino médio Daniel Cordeiro de Morais Filho
25 Wesyllis das Mercês Salvador 13/08/2015 Análise do Conteúdo de Estatística Descritiva no Ensino Médio Alexsandro Bezerra Cavalcanti
26 Beethoven Rotterdam Daudt Gomes da Silva 06/08/2015 Uma Abordagem Sobre o Conceito de Função Braulio Maia Júnior
27 George Ney Almeida Moreira 11/03/2016 DESIGUALDADES: uma abordagem por problemas Luiz Antônio da Silva Medeiros
28 Luis Carlos da Costa 02/06/2016 A EVOLUÇÃO NA RESOLUÇÃO DAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS
José de Arimatéia Fernandes
29 Renato Oliveira Silva 16/06/2016 ISOMETRIAS Luiz Antônio da Silva Medeiros
30 Poliana Ribeiro dos Santos Bezerra 16/12/2016 O conceito e o Ensino de Probabilidade nos 8º e 9º anos: Análise e Sugestões Daniel Cordeiro de Morais Filho
31 Antônio Evandro de Macedo Costa 11/08/2017 Curvaturas das Cônicas Denilson da Silva Pereira
32 Eduardo Luini da Silva 17/08/2017/ A Contextualização da Geometria Esférica pelo Estudo do Globo Terrestre e suas representações com o uso do Software Geogebra Alexsandro Bezerra Cavalcanti (Orientador)
Luiz Antônio da Silva Medeiros (Co-orientador)
33 Mirele Morais de Oliveira 18/08/2017 Conceitos de Análise Matemática na reta
para bem compreender os Números Reais no Ensino Médio
Daniel Cordeiro de Morais Filho
34 José Ricardo Correia de Figueiredo 18/08/2017 Funções Afins e a Relação entre Função Linear, Proporcionalidade e Regra de Três Daniel Cordeiro de Morais Filho
35 Welhington Sergio da Silva 25/08/2017 Uma Proposta didática para o Ensino das Cônicas à luz da Aprendizagem Significativa de David Ausubel Luiz Antônio da Silva Medeiros
36 Fred Charles Alves de Brito 25/08/2017 Uma Extensão dos Axiomas de Peano para a construção
dos inteiros
Jaime Alves Barbosa Sobrinho
37 Leonardo Dias da Silva 12/04/2018 Utilizando o Método de aproximação por falta para o Cálculo do volume do Cilindro Oblíquo Jefferson Abrantes dos Santos
38 Joselito Elias de Araújo 05/05/2018 Divisibilidade, Congruência e Aritmética Modular em Problemas Olímpicos Alciônio Saldanha de Oliveira
39 Clebson Huan de Freitas 29/05/2018 Um estudo sobre o volume do cone e da esfera sem o usodo Princípio de Cavaliere Jefferson Abrantes dos Santos
40 Oséias Pereira Matias da Silva 08/06/2018 A Teoria de Ausubel e o Modelo dos van Hieleaplicados à Geometria: Uma Proposta Didática Rodrigo Cohen Mota Nemer
41 Émerson Fittipaldi Suassuana de Oliveira 10/10/2018 Matemática Financeira em Alguns Livros Didáticos: Um Olhar Crítico Alexsandro Bezerra Cavalcanti
42 Daniel Dantas Marques 16/10/2018
ROBÓTICA NO ENSINO DA FUNÇÃO AFIM PARA ALUNOS DA EJA BASEADA NO CONSTRUCIONISMO DE PAPERT
José Fernando Leite Aires
43 Priscila Cordeiro de Sousa 30/10/2018 Teoria de Resposta ao Item como Modelo de Avaliação de Aprendizagem de Matemática no Ensino Médio Luiz Antônio da Silva Medeiros
44 Márcia Walquiria da Silva Santos 30/10/2018 RESOLUÇÃO NUMÉRICA DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DE GRAU N>2 NO ENSINO MÉDIO,
POR QUE NÃO?
Marcelo Carvalho Ferreira
45 José Ciedston Tomaz de Sousa Andrade 30/10/2018 O Ensino da Estatística na Perspectiva dos PCN+: UmaProposta Didático-Curricular Para o Ensino Médio José de Arimatéia Fernandes
46 Jadielson Silva de Oliveira 02/08/2019 Investigações com o Máxima no Cálculo de Determinantes Luiz Antônio da Silva Medeiros
47 Camila Paulino Marques 09/08/2019 A Importância da Análise Real na Formação do Professor de Matemática do Ensino Médio: O Caso das Sequências Numéricas Daniel Cordeiro de Morais Filho
48 Marcos dos Santos Silva 23/08/2019 O Uso do Teorema de Rouché-Capelli na Resolução de Sistemas Lineares Alciônio Saldanha de Oliveira
49 João Bosco de Souza 23/08/2019 Uma Análise sobre a Contextualização Matemática Romildo Nascimento de Lima
50 Bruno Vinicius Alves de Freitas 30/08/2019 Indução e Progressões Ariméticas no Ensino Médio José de Arimatéia Fernandes
51 Luís Sales Carneiro 30/08/2019 Números Complexos: Por que não estudar? José de Arimatéia Fernandes
52 Matheus Vinícius Francelino Queiroz 04/06/2020 CORRELAÇÃO LINEAR E REGRESSÃO LINEAR
SIMPLES NO CONTEÚDO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Alexsandro Bezerra Cavalcanti
53 Bruno Lopes Oliveira da Silva 14/08/2020 Um estudo histórico da evolução do algoritmo de multiplicação : da Babilônia à Aritmética de Treviso José de Arimatéia Fernandes
54 Marília de Souza Sales 26/08/2020 Padrões, Conjecturas e algumas curiosidades sobre Determinantes Luiz Antônio da Silva Medeiros
55 José Renato Alves de Mendonça 27/08/2020 APP INVENTOR 2 NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM Deise Mara Barbosa de Almeida
56 Lucielma Meyre da Silva Almeida 28/08/2020 JOGOS MATEMÁTICOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO Rodrigo Cohen Mota Nemer
57 Airtonelton Magalhães de Sousa 28/08/2020 Currículo de Trigonometria no Ensino Médio: Uma Análise nos Documentos Legais, PNLD e ENEM Jaime Alves Barbosa Sobrinho
58 Wagner Negromonte de Albuquerque Silva 31/08/2020 Análise e uso do conceito de função e de função bijetiva em livros do Ensino Médio – uma contribuição reflexiva para a formação do professor Daniel Cordeiro de Morais Filho
59 Teófilo Viturino da Silva 31/08/2020 O Pensamento Computacional como ferramenta de Resolução de Problemas de Matemática Rodrigo Cohen Mota Nemer
60 Antonio Eduardo Sena de Lucena 19/10/2020 Funções periódicas e quase periódicas Denilson da Silva Pereira
61 Daniel Costa Silva 25/11/2020 Desenvolvimento de um aplicativo de auxílio na preparação em Matemática para o ENEM José Fernando Leite Aires
62 Shirlene de Souza Aragão Bernardo 15/12/2020 Utilização de atividades lúdicas como recursos didáticos facilitadores do Ensino de Matemática Jaime Alves Barbosa Sobrinho
63 José Railton da Silva Dantas 11/02/2021 Matemática Discreta abordada nas questões e material da OBMEP Rodrigo Cohen Mota Nemer
64 Maria Eduarda de Oliveira Gomes 10/06/2021 Os números binários aplicados à computação José de Arimatéia Fernandes
65 Suênia da Silva Rodrigues 02/07/2021 Sala de Aula Invertida integrada à aprendizagem por pares: uma proposta ativa para o ensino da Matemática Financeira Luiz Antônio da Silva Medeiros
66 Jaldir de Oliveira Costa 09/07/2021 Guia de Ensino para Análise Combinatória a partir dos livros didáticos, ENEM e BNCC Romildo Nascimento de Lima
67 Paulo Roberto Silva da Silveira 30/07/2021 Análise pedagógica das provas do SAEPE da disciplina de matemática dos 3º anos do Ensino Médio José Fernando Leite Aires
68 João Batista Siqueira Lustosa 26/08/2021 Tópicos da História da Matemática e suas contribuições para o Ensino Básico Jaime Alves Barbosa Sobrinho
69 Rayanne Dantas Maia 27/08/2021 Uma Proposta Histórico-Construtivista dos Logaritmos Daniel Cordeiro de Morais Filho
70 Geraldo Erilson da Costa Silva Júnior 27/08/2021 Proposta de aplicação dos Lemas de Kaplansky para o ensino médio Alexsandro Bezerra Cavalcanti
71 Edvenilson Venâncio Dantas Farias 27/08/2021 Cálculo de Área: da História a Prática Didática Romildo Nascimento de Lima
72 Carlos Gonzaga da Silva Júnior 16/12/2022 Geometria Inversiva: a transformação de mutualidade entre retas e circunferências José de Arimatéia Fernandes
73 André Macedo Costa 10/02/2023 Frações contínuas: Abordagem histórica,
aplicações e proposta didática no Ensino
Básico
Marcelo Carvalho Ferreira
74 João Evayr de Souza 03/03/2023 O uso da Linguagem de Programação Python na Resolução de Problemas Matemáticos no Ensino Médio Rodrigo Cohen Mota Nemer
75 Wellington Rodrigues Faustino 09/06/2023 Sistema de Recorrências Lineares Homogêneos de Primeira Ordem com Duas e Três Variáveis Luiz Antônio da Silva Medeiros
76 Benildo Virginio de Souza 16/06/2023 Problemas do 2º grau: Uma proposta de sequências didáticas sob a perspectiva da Metodologia de Resolução de Problemas Leomarques Francisco Silva Bernardo
77 Gilmar Veríssimo da Silva 23/06/2023 Um Método de Ensino de Área de Figuras Planas José de Arimatéia Fernandes
78 José Cláudio da Silva Teodista 07/07/2023 Uma Apresentação da Construção dos Números Reais Usando Sequências de Cauchy para os Professores do Ensino Médio Daniel Cordeiro de Morais Fillho
79 Wirander Pereira Rosa de Oliveira 28/07/2023 Polígonos Equidecomponíveis: Um pouco de História, Resultados Fundamentais e Prática Escolar Romildo Nascimento de Lima
80 Idalice Maria Santiago Oliveira 11/08/2023 Desalgebrização do Teorema de Pitágoras e sua extensão com o Teorema de Pólya Daniel Cordeiro de Morais Filho & Carmen Vieira Mathias
81 Erivan Barbosa da Silva 11/08/2023 Clusters de Unidades Federativas do Brasil, segundo características socioeconômicas e educacionais dos inscritos no Enem 2021 José Fernando Leite Aires & José Iraponil Costa Lima
82 Érico Felintro de Andrade 18/08/2023 Uma Proposta para o Aprofundamento do Ensino de Logaritmos: As escalas Logarítmicas Marcelo Carvalho Ferreira
83 Gilvandro Correia de Melo Júnior 18/08/2023 Uma Proposta Para o Ensino de Análise Combinatória Através da Teoria dos Grafos Deise Mara Barbosa de Almeida
84 Rafael Augusto Albuquerque Macedo 25/08/2023 Sistemas Lineares e Métodos Numéricos: uma proposta para o Ensino Médio Deise Mara Barbosa de Almeida
85 Andreson da Silva Alquino 25/08/2023 Matemática Eleitoral: Uma proposta de eletiva à luz do Novo Ensino Médio José Fernando Leite Aires

TCC-PROFMAT

Voltar ao topo