Apresentação

O Curso de Matemática do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande, com habilitação em Bacharelado, foi criado em 1977 e teve seu reconhecimento através do Decreto Lei n°. 83340/79 de 17 de Abril de 1979. A habilitação em Licenciatura foi criada em 1990, é reconhecida pela Portaria n°. 649 do MEC de 13 de Abril de 1999. Nesse mesmo ano estendeu-se o curso de Matemática, com habilitação em Licenciatura, para o turno noturno.

O curso está classificado entre os melhores Cursos de Matemática do país. Nas avaliações de seus alunos pelo MEC, Exame Nacional de Cursos – “Provão”, obteve seis conceitos A consecutivos e nota 4 no exame Nacional de Desempenho do Estudando/ENADE, com índice IDD máximo (cinco), que indica a influência do curso no nível de conhecimento de seus alunos.

O Curso de Matemática, modalidade Bacharelado, oferece 10 vagas anuais para o período diurno e possui uma duração mínima de 08 e máxima de 12 semestres letivos, com uma carga horária de 2400 horas.

O Curso de Matemática, modalidade Licenciatura, oferece 20 vagas anuais para o turno diurno e 30 vagas para o turno noturno, possuindo carga horária mínima de 2835 horas. O curso diurno possui uma duração mínima de 08 e máximo de 12 períodos letivos, enquanto que no turno noturno a duração mínima do curso é de 09 e a máxima de 14 períodos letivos.

A nova estrutura do curso de Matemática, modalidade Licenciatura, procura manter a uniformidade entre os cursos dos períodos diurno e noturno, respeitando as especificidades do público alvo de cada turno.

A Matemática

A Matemática é uma das ciências mais antigas da humanidade, nascida da necessidade do homem de contar e medir. Através dela são desenvolvidas ferramentas para se resolver inúmeros problemas que surgem nas mais diversas áreas do conhecimento humano, tais como a Física, Engenharias, Economia, Computação, Meteorologia, Ciências Médicas e Biológicas, Ciências Humanas etc.

A Matemática por seu conteúdo, engenhoso e imaginativo, é sem dúvida um dos maiores pilares da capacidade da criação humana. Ela se desenvolve segundo duas grandes linhas:

  • Matemática Pura: Desenvolve teorias que fornecem o suporte necessário para resolver problemas. Seus principais ramos são a Análise, a Álgebra e a Geometria.
  • Matemática Aplicada: Procura aplicar as teorias, desenvolvidas na Matemática Pura, para resolver os problemas que surgem nas diversas áreas do conhecimento, os quais, por sua vez, dão origem a novos conceitos e teorias.
Voltar ao topo