Home / Informações Acadêmicas

Informações Acadêmicas

Abono de Faltas
Abreviação da Duração do Curso
Calendário Acadêmico
Cancelamento de vínculo com a UFCG
Aproveitamento de Estudos
Estágio Supervisionado
Matrícula
Prorrogação de Prazo para Conclusão do Curso
Regime de Exercícios Domiciliares 
Reposição de Provas
Trabalhos de Conclusão de Curso
Trancamento Total ou Parcial
Portaria Tutores

Abono de faltas

O § 2º do Artigo 70 da Resolução Nº 26, de 13 de dezembro de 2007, que Homologa o Regulamento do Ensino de Graduação da Universidade Federal de Campina Grande define que não há abono de faltas, exceto nos seguintes casos previstos nas legislações: 

I – Decreto-Lei nº 1.044, de 21 de outubro de 1969, que institui o regime de exercícios domiciliares; 

II – A Lei nº 6.202, de 17 de abril de 1975, que dispõe sobre a licença-gestante;

III – A Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, que determina que as instituições de Educação Superior deverão abonar as faltas do estudante designado membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES, que tenha participado de reuniões em horários coincidentes com os das atividades acadêmicas.

IV – Lei no 4.375, de 17 de agosto de 1964, que dispõe sobre o serviço militar.


V – Representação discente devidamente comprovada em conselhos superiores e colegiados da UFPB. 

Abreviação da duração do curso

De acordo com o Art. 67 da Resolução Nº 26, de 13 de dezembro de 2007, que Homologa o Regulamento do Ensino de Graduação da Universidade Federal de Campina Grande o estudante regularmente matriculado em curso de graduação da Universidade Federal da Paraíba que tenha extraordinário aproveitamento nos estudos poderá solicitar abreviação da duração de seu curso, quando

I – garantir processo de ensino-aprendizagem de alto padrão de qualidade;

II – não for superior a 1/3 (um terço) do número de dias letivos correspondentes aos períodos letivos que integram o termo médio estabelecido para o respectivo curso;

III – garantir procedimentos de avaliação de todo o conjunto dos conteúdos curriculares

para complementar a integralização do referido curso e com, no mínimo, o mesmo grau de qualidade acadêmica que o do curso objeto da solicitação;

IV – a carga horária semanal de atividades curriculares não ultrapasse a 30% (trinta por cento) do máximo estabelecido para o respectivo curso.

Para solicitar abreviação da duração do curso de graduação, recomendamos que o discente visite o Manual de Processos da PRE/UFCG e observe a documentação necessária e os procedimentos exigidos para tal solicitação.

Calendário Acadêmico

calendário acadêmico é elaborado pela Pró-Reitoria de Ensino e aprovado pelo Câmara Superior de Ensino da UFCG. O mencionado calendário define os períodos letivos, datas importantes para os alunos (início e término das aulas, feriados, períodos de finais, etc.) e prazos que regem o funcionamento acadêmico dos Cursos de Graduação.

Cancelamento de vínculo com a UFCG

Conforme previsto no Art. 50 da Resolução Nº 26, de 13 de dezembro de 2007, que Homologa o Regulamento do Ensino de Graduação da Universidade Federal de Campina Grande, perderá o vínculo com a UFCG o aluno que:

a) não efetuar matrícula em disciplinas no período de ingresso na UFCG;

b) for reprovado por faltas em todas as disciplinas no período;

c) for reprovado três vezes em uma mesma disciplina;

d) no período de vencimento do prazo máximo fixado para integralização curricular, não requerer prorrogação de prazo para conclusão do curso;

e) deixar de se matricular em qualquer período letivo, caracterizando o abandono de curso;

f) descumprir o termo de compromisso da prorrogação de prazo;

g) por decisão judicial;

h) descumprir o protocolo do Programa de Estudantes Convênio-Graduação – PEC-G;

i) descumprir termo de compromisso dos programas acadêmicos específicos;

j) solicitar sua desvinculação em qualquer momento do curso;

l) por sanção disciplinar nos termos do Regimento Geral.

O processo de reativação de vínculo deve seguir as instruções do Manual de Processos da PRE/UFCG.

Aproveitamento de Estudos

De acordo com o Art. 61 da Resolução Nº 26, de 13 de dezembro de 2007, que Homologa o Regulamento do Ensino de Graduação da Universidade Federal de Campina Grande, “o aproveitamento de estudos é o resultado do reconhecimento da equivalência do valor formativo de disciplinas de curso de graduação da UFCG ou dos conteúdos destas: com aquela cursada em cursos de graduação em outra instituição de ensino superior ou na própria UFCG; com a comprovação de competência adquirida em ambiente extra-acadêmico.

A legislação que regulamenta os casos de aproveitamento de estudos são:

  • Art. 47, §2º, da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
  • Arts. 60 a 64 da Resolução CSE/UFCG nº 26, de 13 de dezembro de 2007, que Homologa o Regulamento do Ensino de Graduação da Universidade Federal de Campina Grande.

Nos casos de competência adquirida:

  • Art. 61 do Regulamento de Ensino de Graduação.

Diante disso, para solicitar aproveitamento automático dos componentes curriculares, o discente deverá observar a documentação necessária e os procedimentos que deverão ocorrer seguindo o Manual de Procedimentos da PRE/UFCG.

Estágio Supervisionado

Estágio é o ato educativo curricular supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para os alunos dos Cursos de Graduação em Matemática para o trabalho produtivo de educandos podendo colocar em prática os conceitos teóricos de natureza profissional e pedagógica que foram abordados durante o curso de graduação. 

É um componente do projeto pedagógico do curso, devendo ser inerente ou complementar à formação acadêmica profissional, como instrumento de articulação entre teoria e prática.

Os alunos da Licenciatura devem observar o Fluxo de Procedimentos e o Passo a Passo do Discente para realização do estágio curricular, ambos disponibilizados pela Coordenação de Estágio e Monitoria – PRG, e realizar as ações indicadas nestes documentos.

Lista de empresas e instituições conveniadas

Caso o aluno deseje estagiar em uma escola que não possui convênio com a UFCG, a solicitação deve ser feita conforme direcionamento da PRE na qual orienta que para solicitar convênios é necessário o preenchimento do requerimento com os dados da Empresa e de seu Representante Legal, bem como anexar os documentos comprobatórios correspondentes. Após realizado o contato e obtidos os documentos, é necessário a abertura de processo destinado a PRE para análise e encaminhamentos necessários. Solicitamos que os processos de cadastro de convênios sejam encaminhados pelos coordenadores de curso ou coordenadores de estágio.

Matrícula

Ingressantes

Os discentes aprovados e classificados em uma das formas de ingresso estabelecidas pela UFCG deverão realizar o cadastramento junto a esta instituição, seguindo as orientações do Edital de Cadastramento Obrigatório publicado no site da COMPROV. Cabe ao aluno observar os procedimentos e prazos estabelecidos nas normas que regulamentam o SISU/MEC e o Edital e o Guia de Cadastramento Obrigatório disponibilizados no site da COMPROV. Além disso, é obrigatório o comparecimento do discente nos horários e locais de atendimento definidos nos Centros de Ensino, conforme determinado no edital, para o cadastramento e apresentação dos documentos exigidos.

O candidato será considerado aluno da UFCG, quando se cadastrar e se matricular, obrigatoriamente, nos componentes curriculares do 1º período, definidos no Projeto Pedagógico do Curso, através do sistema de Controle Acadêmico em período estabelecido no Calendário Acadêmico. 

Veteranos

A Matrícula dos alunos veteranos em turmas de componentes curriculares é realizada a cada período letivo, em caráter obrigatório, dentro dos prazos estabelecidos pelo calendário acadêmico, sob pena do estudante perder o vínculo com a instituição. Após o encerramento dos períodos de matrícula, rematrícula e matrícula extraordinária, os discentes não poderão efetuar novas matrículas. 

A matrícula em disciplinas far-se-á dentre um conjunto de componentes curriculares organizados para o período letivo, obedecendo aos limites mínimo e máximo de créditos ou à carga horária fixados no Projeto Pedagógico do Curso – PPC.

O vídeo abaixo foi disponibilizado no YouTube pelo Centro Acadêmico de Física (CAFís) da UFCG e contém um tutorial com um Passo a passo de como realizar a matrícula no Controle Acadêmico da UFCG.

Matrícula no Controle Acadêmico da UFCG.

Prorrogação de Prazos para Conclusão de Curso

Para solicitar prorrogação do prazo para integralização do curso, o discente deverá apresentar, na coordenação do curso, dentro do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico, os seguintes documentos: requerimento de prorrogação de prazo; histórico escolar; documento que comprove o enquadramento do interessado nas situações previstas no Art. 149 da Resolução Nº 26, de 13 de dezembro de 2007, que Homologa o Regulamento do Ensino de Graduação da Universidade Federal de Campina Grande. Além disso, o requerente deve elaborar justificativa no módulo de peticionamento do SEI! UFCG e, se necessário, anexar documentos comprobatórios no protocolo do campus em que foi aberto o processo.

Regime de Exercício Domiciliar

Para ter direito ao Regime de Exercícios Domiciliares como compensação da ausência às aulas, o discente deve se enquadrar em uma das situações descritas no Art. 85 da Resolução Nº 26, de 13 de dezembro de 2007.

A solicitação de regime de exercícios domiciliares deve ser realizada junto à coordenação do curso, pelo discente ou por procurador legalmente constituído, conforme Art. 86 da mencionada resolução, mediante apresentação dos seguintes documentos: horário acadêmico individual; documento médico original e sem rasuras; laudo médico fornecido pelo Serviço Médico da Universidade, constando o período necessário de afastamento das atividades acadêmicas; documentação comprobatória.

Além dos artigos já mencionados da Resolução Nº 26/2007, recomendamos que o estudante faça leitura atenta da Subseção III da Seção V do Capítulo IV da referida Resolução. Ademais, recomendamos que o discente interessado visite o Manual de Processos da PRE/UFCG.

Reposição de Provas

De acordo com o §6º do Art. 71 da Resolução Nº 26/2007, “O aluno que não comparecer a um ou mais dos exercícios acadêmicos terá direito a apenas um exercício de reposição por disciplina, devendo o conteúdo ser o mesmo do exercício acadêmico a que não compareceu, conforme proposto no plano de ensino da disciplina”.

O direito a reposição de um exercício escolar é garantido a todos os discentes não sendo necessário abrir nenhum tipo de processo na coordenação de curso.

Trancamento Total ou Parcial

De acordo como o Regulamento dos Cursos de Graduação da UFCG, o discente pode, dentro do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico, trancar uma disciplina em que se encontre matriculado (Trancamento Parcial) ou o período letivo vigente (Trancamento Total). Recomendamos que o estudante observe atentamente a Seção III do Capítulo III da Resolução Nº 26, de 13 de dezembro de 2007, que Homologa o Regulamento do Ensino de Graduação da Universidade Federal de Campina Grande

Para solicitar o Trancamento Parcial ou Total o estudante deve realizar diretamente no Controle Acadêmico Online nos casos previstos no Regulamento de Ensino de Graduação. Para situações que fogem ao controle do requerente, eventos fortuitos ou necessidades especiais, é possível realizar a análise quanto à possibilidade de excepcionar a norma. Além disso, para mais instruções, o aluno poderá visitar o Manual de Procedimentos da PRE/UFCG.

Portaria Tutores

O programa de tutoria da UAMat é constituído por grupos de alunos que estão organizados e que são orientados pelos professores da nossa unidade. Esses grupos são distribuídos anualmente pela coordenação dos Cursos de Matemática da UAMat/CCT/UFCG. 

Esse projeto visa envolver e direcionar os estudantes a uma formação mais concisa, além de mais próxima da nossa unidade. O papel dos tutores é orientar os seus tutorando em relação a sua trajetória acadêmica, visando uma melhor formação e preparação para o curso, além de ter um olhar individualizado ao interesse e dificuldades específicas de cada aluno.

Portaria UFCG/CCT/UAMAT/CG Nº 01/2021

Voltar ao topo