Home / Infraestrutura

Infraestrutura

Biblioteca Central da UFCG
Biblioteca Setorial da UAMat
Laboratórios
Salas de Aula; Áreas para Estudo e Auditório
Acesso à Internet
Mapa da UFCG

Biblioteca Central da UFCG

A Biblioteca Central da UFCG, a qual faz parte do Portal da CAPES, tem como missão dar suporte informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Campina Grande. Para tanto, dispõe de um acervo com mais de 2.200 títulos de livros na área de Matemática disponíveis aos usuários, além de periódicos assinados nestas áreas. 

Os discentes, docentes e técnicos-administrativo dos Cursos de Graduação em Matemática e toda UFCG contam com os seguintes serviços e produtos oferecidos da Biblioteca Central: Acervo físico de livros, dissertações, teses e periódicos; Empréstimo, devolução e renovação de livros; Disponibilização das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) impressas para consulta; Emissão de Ficha Catalográfica para Trabalhos de Conclusão de Curso, Visita Orientada; Treinamentos Online; Espaço para estudo; Computadores para consulta local; Acesso à internet, entre outros.

Além dos serviços listados acima, a UFCG ainda dispõe de um Sistema de Bibliotecas da UFCG – Sistemoteca, onde possui de uma Biblioteca Virtual que foi criada como uma iniciativa pioneira que busca tornar o acesso ao conhecimento mais simples, utilizando a tecnologia a nosso favor. É um acervo de livros digitais, contando com mais de 25 editoras parceiras e com milhares de títulos em diversas categorias profissionais e literárias, além do acervo digital ao Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD).

O acesso aos periódicos de textos completos assinados pela Capes e as bases de dados de resumos são livres aos usuários autorizados. Aos interessados conectados na rede da instituição, o acesso é livre e pode ser realizado sem a necessidade de um login e senha. Entretanto, caso esteja fora da rede de domínio da UFCG, é possível acessar por meio da Comunidade Acadêmica Federada – CAFe, que é um serviço que tem o objetivo principal de facilitar a disponibilização e o acesso a serviços web. Seguindo as instruções recomendadas pela Sistemoteca, para acessar o portal utilize nos campos Login e Senha, as mesmas informações para acesso ao Portal de Sistemas Integrados – PSI.

Biblioteca Setorial da UAMat

A Biblioteca Setorial da UAMat reúne um acervo com Mais de 1000 títulos de livros de Matemática, Estatística e áreas correlatas para pesquisas avançadas. Os discentes e docentes dos Cursos de Graduação em Matemática dispõem dos seguintes serviços e produtos ofertados por esta Biblioteca: Acervo físico de livros; Dissertações e Teses; Acesso a periódicos; Empréstimo, renovação e devolução de material bibliográfico; Acesso à rede sem fio da UAMat; Levantamento Bibliográfico; Recebimento de doações de livros; Depósito de TCC; Depósito de Relatório Final de Estágio; Encerramento de Vínculo; entre outros. 

A Biblioteca Setorial da UAMat e está localizada no primeiro andar do prédio que aloca a Unidade Acadêmica de Matemática e funciona de segunda a sexta-feira. Assim como a Biblioteca Central, para requerer empréstimos de livros, é preciso que o usuário realize seu cadastro mediante uma foto 3×4, comprovante de matrícula e residência.

Atualmente a nossa Biblioteca Setorial da UAMat é coordenada pela Professora Deise Mara Barbosa de Almeida.

E-mail: biblio@mat.ufcg.edu.brcoordbiblioteca@mat.ufcg.edu.br

Telefone: (83) 2101-1729

Laboratórios

A Unidade Acadêmica de Matemática possui os seguintes laboratórios:

LIDME – Laboratório de Informática da UAMat

LAPEM – Laboratório de Pesquisa e Ensino da Matemática

REENGE – Laboratórios de Informáticas e Salas de Aulas Informatizadas

Os referidos Laboratórios estão disponíveis para uso dos discentes dos Cursos de Graduação em Matemática e dos demais Cursos ligados à UAMat.

Salas de aula; Área para estudo e Auditório

Salas de Aula

As aulas das disciplinas dos Cursos de Graduação em Matemática são ministradas, em sua maioria, na Central de Aulas – Bloco CAA da UFCGe no Bloco CA, além de algumas salas no Bloco CX, onde fica localizada a UAMat. Os referidos prédios dispõem de salas confortáveis, algumas climatizadas, com diferentes capacidades, que alternam entre 15 a 100 alunos. Além disso, os docentes lotados na UAMat/CCT/UFCG contam com aparelhos de multimídia para lecionar suas respectivas disciplinas. 

Áreas para Estudo

Os discentes dos Cursos de Graduação em Matemática desfrutam de um espaço para estudos no hall da UAMat, localizado no primeiro andar do prédio que aloca a Unidade. O ambiente possui cadeiras e lousa que ficam à disposição dos alunos para discussão e aprimoramento de seus conhecimentos. Além deste local, a Unidade também dispõe de salas para aprendizagem em grupo e de um ambiente para estudo individual para pesquisas na Biblioteca Setorial da UAMat. 

Auditório

Os Cursos de Graduação em Matemática têm a sua disposição o Auditório da UAMat, no qual podem ser realizados eventos vinculados a tais cursos, apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso, Relatório Final de Estágio e outras atividades inerentes ao ambiente. O Auditório tem capacidade para 41 pessoas, é mobiliado com cadeiras confortáveis, dispõe de climatização e possui aparelhos de multimídia.

Acesso à Internet

O acesso à internet na UAMat pode ser obtido através da rede sem fio aberta Cct-alunos, a qual é direcionada aos alunos, professores e servidores técnico-administrativos da UAMat. Ademais, a comunidade acadêmica dos Cursos de Graduação em Matemática ofertado pela UAMat pode acessar a internet utilizando a rede cabeada através dos computadores disponíveis no laboratório LIDME.

Mapa da UFCG

Voltar ao topo