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Ensino

As atividades de ensino, a nível de graduação, devem objetivar o encorajamento e aperfeiçoamento do conhecimento para além das ações realizadas em sala de aula, laboratório ou atividades de estágio. Considerando que as ações de ensino na UFCG são planejadas, monitoradas e coordenadas por um trabalho conjunto com a Pró-Reitoria de Ensino – PRE, a Câmera Superior de Ensino – CSE e as Coordenações dos Cursos de Matemática, as principais atividades nesse âmbito que são desenvolvidas pela UAMat são: Monitoria; Programa de Educação Tutorial – PET; Programa de Iniciação à Docência – PIBID; e o Programa de Residência Pedagógica.

Monitoria
Programa de Educação Tutorial: PET – Matemática UFCG
Programa de Educação Tutorial: PET – Matemática e Estatística
PIBID
Residência Pedagógica

Monitoria

O Programa de Monitoria da UAMat é um programa de iniciação à docência, mantido e coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino, que proporciona, aos alunos de graduação, um espaço de aprendizagem, visando o aprimoramento da formação acadêmica e a melhoria da qualidade do ensino, especialmente, nas disciplinas básicas oferecidas pela UAMat. Para tanto, a UAMat vem desenvolvendo uma proposta baseada no colaboracionismo didático-pedagógico, objetivando propiciar um ambiente que sirva de estímulo para que o estudante desenvolva habilidades e competências, bem como que lhe permitam êxito e independência no processo de construção do saber. 

Além disso, este projeto, que é desenvolvido mediante elaboração/execução/aprovação da unidade, visa desenvolver ações de ensino-aprendizagem que favoreçam a aprovação e diminuam dos índices de retenção dos alunos nas disciplinas iniciais de Matemática; proporcionar às turmas um atendimento personalizado, facilitando o contato dos alunos com o monitor e oportunizar a prática docente aos monitores. 

O referido projeto é coordenado pela Professora Josefa Itailma Rocha, lotada na UAMat/CCT/UFCG, e dispõe vagas para monitor bolsista e para monitor voluntário, conforme Edital lançado semestralmente. Os discentes que desejam participar das seleções para monitoria devem acompanhar os editais publicados neste site e no site da PRE. Para tanto, é preciso ter sido aprovado com média igual ou superior a sete na disciplina para qual irá se inscrever e ter CRA no mínimo 6,0.

Os monitores atendem os discentes em horários pré-estabelecidos, conforme quadro disponibilizado neste site e/ou no site da UAMat e são realizadas conforme distribuição das salas destinada especificamente para este objetivo.

Programa de Educação Tutorial – PET 

O PET – Programa de Educação Tutorial – foi criado em 1979 pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O programa é constituído por grupos de alunos organizados a partir das formações em nível de Graduação e busca propiciar aos alunos condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, visando atender mais plenamente às necessidades do próprio Curso de Graduação e aprofundando o percurso de sua formação profissional. Sua estrutura é formada por grupos de estudantes, sob a orientação de um professor tutor, podendo ser um ou mais cursos por grupo, orientado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão da Educação Tutorial.

O PET-Matemática-UFCG objetiva envolver os estudantes que dele participam num processo de formação integral, propiciando-lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos, sob o princípio fundamental da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão da educação tutorial. As atividades do projeto supracitado visam garantir a formação global do aluno, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação para tentar alcançar uma maior qualidade acadêmica. Mas, acima de tudo, procurando formar cidadãos que entendam o mundo a sua volta e saibam ser críticos quando necessário.

O PET-Matemática e Estatística é um grupo que integra o PET, voltado para alunos de baixa renda do Curso de Matemática e do curso de Estatística da UFCG com uma finalidade dupla: a de manter os alunos dos Cursos de Matemática e de Estatística da UFCG na universidade e desenvolver ações/atividades na rede pública de ensino de bairros carentes do município de Campina Grande, com caráter de promover a inclusão social, a prática do exercício da cidadania, auxiliar no ensino de matemática da educação básica. De modo geral, a estratégia do Programa de Educação Tutorial se caracteriza por ações que buscam: contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação; estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica; promover o ensino de Matemática, divulgar o Curso de Matemática da UFCG, ações de extensão, que visam estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior.

PIBID

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é um projeto que tem como principal objetivo contribuir com a Política Nacional de Formação de Professores promovida pelo Ministério da Educação, em parceria com as Instituições de Ensino superior e a Rede de Educação Básica. 

As atividades desenvolvidas pelo PIBID são direcionadas aos discentes da primeira metade dos cursos de Licenciatura. As ações deste programa visam, propiciar aos Licenciandos a oportunidade de entrarem em contato com a realidade escolar sob supervisão de professores da Educação Básica e do Ensino Superior. A ideia é estimular, já no início da formação, a observação, reflexão e aperfeiçoamento das atividades relacionadas à sua futura prática profissional. 

Podem participar alunos que estiverem regularmente matriculados nas licenciaturas ofertadas pela UAMat e terem cursado até 60% do curso ao ingressar no Programa. O estudante que possuir vínculo empregatício ou estiver realizando estágio remunerado poderá ser bolsista, desde que não possua relação de trabalho com a UFCG ou com a escola onde desenvolverá as atividades do subprojeto.

Na UAMat o projeto é coordenado pela Professora Jacqueline Diniz que realiza a seleção e supervisão dos bolsistas e voluntários.

Residência Pedagógica

Como uma iniciativa do Programa Nacional de Formação de professores, a Residência Pedagógica é um projeto direcionado aos alunos regularmente matriculados em uma das licenciaturas, que tiverem integralizado o mínimo de 50% do curso ou estiverem cursando a partir do 5º período. O principal objetivo é propiciar uma oportunidade para os licenciandos (residentes) entrarem em contato com a realidade das escolas de Educação Básica (escola campo) contribuindo com sua formação prática.

Os residentes devem declarar ter condições de dedicar 138 horas para o desenvolvimento das atividades do Programa, dentre elas: planejamento, preparação e ministração de aulas. Além disso, devem estudar, refletir metodologias diferenciadas que contribuam com a melhoria na qualidade do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Todas as atividades da Residência são acompanhadas por um professor (preceptor) da escola de Ensino Básico, com experiência na área de ensino do licenciando e, orientadas por um docente (orientador) da Universidade Federal de Campina Grande. 

O estudante que possuir vínculo empregatício ou estiver realizando estágio remunerado poderá ser bolsista, desde que não possua relação de trabalho com a UFCG ou com a escola onde desenvolverá as atividades do subprojeto.

Neste momento, a Residência Pedagógica tem como docente orientador, no núcleo da Matemática, o Professor Rodrigo Cohen Mota Nemer que é responsável por planejar e orientar as atividades dos residentes.

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