Home / Extensão

Extensão

De acordo como Art. 2º da Resolução nº 04/2004 da Câmara Superior de Pesquisa e Extensão do Conselho Universitário, a qual regulamenta as atividades de extensão da Universidade Federal de Campina Grande, afirma que: “a extensão é uma atividade acadêmica que se constitui como um processo educativo, artístico-cultural, científico e tecnológico, que se articula com o ensino e a pesquisa, de forma indissociável.” Ademais, o §1º destaca que “as atividades de extensão devem contribuir para a formação acadêmica do aluno, priorizando a interação de saberes, viabilizando a relação social transformadora entre a Universidade e a sociedade, e as demandas que apresentam relevância social.” Com vistas na Resolução supramencionada é possível observar que a extensão tem a função de manter o diálogo entre a universidade e a sociedade possibilitando o desenvolvimento de um elo, por meio do qual, o conhecimento adquirido e desenvolvido no ambiente acadêmico chegue de maneira mais rápida à sociedade e, de maneira igualitária, a sociedade leve a universidade seus problemas e anseios.

Na UFCG, as atividades de extensão são coordenadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão – PROPEX, na figura do Pró-reitor de Pesquisa e Extensão, o professor Onireves Monteiro de Castro, lotado no Departamento do Curso de Letras do CFP/UFCG.

A coordenadora de Extensão na UAMat é a professora professora Josefa Itailma da Rocha, e atualmente a unidade dispõe de 3 (três) projetos de extensão, a saber: a Olimpíada Campinense de Matemática – OCM; o Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio – PAPMEM; e a Semana da Matemática.

Olimpíadas Campinense de Matemática

As Olimpíadas de Matemática procuram, além de incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas despertando, principalmente, o interesse dos estudantes pela matemática.

A Olimpíada Campinense de Matemática – OCM é um projeto de extensão dirigido às escolas públicas e privadas de Campina Grande e cidades circunvizinhas, realizada pela Unidade Acadêmica de Matemática – UAMat, e promovida pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.  Criada em 1983 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OCM tem dentre outros objetivos, o de incentivar a participação de estudantes dos ensinos fundamental e médio das redes pública e privada nas Olimpíadas de caráter nacional e internacional além de contribuir para a integração das escolas com a UFCG.

O público-alvo da OCM é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. A OCM é Coordenada pela Professora Deise Mara Barbosa de Almeida, lotada na UAMat/CCT/UFCG.

PAPMEM

O Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio – PAPMEM, consiste em um treinamento gratuito que é oferecido pela UAMat em geral nos meses de janeiro e julho, destinando-se aos professores do ensino médio e também à alunos do curso de licenciatura em matemática. O curso é realizado com a participação presencial e à distância através da utilização de videoconferências e de recursos da Internet. As aulas são ministradas por renomados professores do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, sendo transmitidas para as várias instituições parceiras de todo o Brasil, e são monitoradas por professores universitários locais.

As vésperas e durante a realização do curso são disponibilizadas informações especí­ficas na página da UAMat.

Atualmente, o PAPMEM é coordenado pelo professor Leomaques Francisco Silva Bernardo, lotado na UAMat/CCT/UFCG

Semana da Matemática

A Semana de Matemática é um encontro bianual de natureza científica promovido pela Unidade Acadêmica de Matemática – UAMat. No ano de 2019, esse evento celebrou os 40 anos de existência do Departamento de Matemática da UFCG, o qual vem obtendo conquistas importantes como atividades de extensão, programas de aperfeiçoamento e, especialmente, a criação do Programa de Pós-Graduação em Matemática – PPGMat, o qual vem obtendo excelentes progressos em relação à pesquisa e contando com mais de uma centena de dissertações defendidas. Seu objetivo é reunir alunos, professores, pesquisadores e demais interessados em Matemática. Para este fim, abrimos um leque de atividades como palestras, minicursos, oficinas, comunicações, propiciando um encontro com a pesquisa de ponta na área da Matemática, trabalhos de iniciação científica, discussões e reflexões sobre a Educação Matemática no Brasil e no mundo.