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O Curso

Objetivos do Curso

  • Formar profissionais em matemática qualificados, com domínio sobre a sua prática e com autonomia para a tomada de decisões.
  • Formar profissionais com responsabilidade ética e social, capazes de promover mudanças na sociedade que vive.

Perfil do Egresso

O Licenciado em Matemática poderá atuar como professor no ensino Fundamental e Médio, ou como professor Universitário. Poderá também continuar seus estudos, tanto na direção de pesquisa matemática como na pesquisa em ensino/aprendizagem da matemática.

O Bacharel em Matemática poderá exercer atividades de pesquisa e no desenvolvimento de projetos que envolvam a utilização do conhecimento matemático nas mais diversas áreas e poderá atuar também no ensino Universitário ou como assessor de grandes empresas realizando análises, emitindo pareceres e formulando modelos matemáticos eficientes para atender às exigências do mercado.

Corpo Docente

O corpo docente é formado por profissionais altamente qualificados, dos quais mais de 90% são doutores e mestres, pertencentes às varias Unidades Acadêmicas da UFCG, sendo majoritária a Unidade Acadêmica de Matemática, UAMat. Veja o corpo docente da UAMat.

Estrutura Curricular

A estrutura curricular (veja fluxogramas) do curso está de acordo com as diretrizes curriculares estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação para as duas habilitações, oferecendo todas as condições para o aluno se tornar um profissional de matemática altamente qualificado para enfrentar o mercado de trabalho.

Nos primeiros anos do Curso os alunos devem cursar as disciplinas de formação básica, comum ao Bacharelado e a Licenciatura.

A formação específica do bacharel em matemática se inicia a partir do segundo ano, com disciplinas que incluem conteúdos de Análise, Álgebra, Geometria, Equações Diferenciais e Topologia, visando uma formação inicial sólida em matemática. Além disso, o futuro bacharel poderá cursar disciplinas com ênfase nas áreas da matemática ou com ênfase em uma das áreas de aplicação. Quanto ao licenciado em matemática, a sua formação específica deve ser de um universo cultural amplo – fundamental para sua atuação como formador de cidadãos e também ligados às relações de ensino e aprendizagem, incluindo disciplinas com conteúdos matemáticos, como introdução à Análise, às Estruturas Algébricas e disciplinas didático-pedagógicas, como Metodologias de Ensino, Psicologia da Educação, Didática, Práticas de Ensino, concluindo o curso com o estágio supervisionado.

O Curso oferece, além das aulas nas disciplinas da sua estrutura curricular, a oportunidade dos alunos participarem de atividades complementares à sua formação, tais como: projetos de Iniciação Científica; Iniciação a Docência; Projetos de Extensão; Programas de Monitoria, entre outros, com possibilidade de bolsa.

Fluxogramas

 

Formas de Ingresso 

O Graduação em Matemática oferece vagas para ingresso pelo Concurso Vestibular assim distribuídas:

  • 30 vagas para o turno Diurno (modalidades Bacharelado e Licenciatura);
    • 20 vagas para licenciatura
    • 10 vagas para bacharelado
  • 30 vagas para o turno Noturno (modalidade Licenciatura).

Modalidades

Bacharel em Matemática

Poderá exercer atividades de pesquisa nas diversas áreas da matemática pura e aplicada. Poderá também atuar no ensino Universitário e no desenvolvimento de projetos que envolvam a utilização do conhecimento matemático.

Licenciado em matemática

Poderá atuar como professor no ensino Fundamental e Médio, ou como professor Universitário. Poderá também continuar seus estudos,tanto na direção da pesquisa matemática como na pesquisa em ensino/aprendizagem da matemática.

Pós-Graduação

O Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande – PPGMat/UFCG a nível de mestrado foi criado pela Resolução 03/02 do CONSUNI – UFCG em 30 de Agosto de 2002, e já em Dezembro de 2002 teve a Recomendação da CAPES para o seu funcionamento com conceito 3, o qual foi mantido na avaliação trienal 2004-2006 e tendo sido promovido para o conceito 4 na avaliação trienal 2007-2009.

O Programa de Doutorado em Matemática foi criado pela Resolução 07/09 do CONSUNI – UFPB em 25 de Março de 2009 em parceria com a Universidade Federal da Paraíba e a Universidade Federal de Campina Grande, e já em Dezembro de 2009 teve a recomendação da CAPES para o seu funcionamento com conceito 4.

O Programa de Pós Graduação possui cinco áreas de concentração: Análise, Álgebra, Geometria, Matemática Aplicada, Equações de Evolução e Probabilidade e Estatística, dispõe de cotas de Bolsas de Demanda Social da CAPES, CAPES-REUNI, CNPq e ANP destinadas a alunos em regime de tempo integral. As bolsas de estudo são distribuidas em função da classificação do candidato no processo de seleção, assim como, da quantidade de bolsas disponíveis para novos alunos.

O PPGMat/UFCG funciona nas dependências do Departamento de Matemática e Estatística do Centro de Ciências e Tecnologia da UFCG, bloco CX do campus de Campina Grande.

Tutoria

O aluno da Graduação em Matemática, ingressante a partir de 2009.1, é acompanhado por um tutor durante toda a sua permanência no curso (veja Resolução).

Atividades Extra-Curriculares

O aluno do Graduação em Matemática da UFCG deverá envolver-se em outras atividades, acadêmico_cientificas_culturais, que lhe proporcionem uma formação profissional mais abrangente, com possibilidade de bolsas de estudos, dentre essas atividades oferecidas aos alunos do Curso pela UFCG, cabe ressaltar:

  1. PIBIC (Programa Institucional de Iniciação Científica/CNPq)
  2. Iniciação Científica Voluntária
  3. ANP/PRH-25 (projeto de formação de recursos humanos da Agencia Nacional de petróleo)
  4. Programa de Monitoria
  5. PROBEX (Programa Institucional de Extensão Universitária – Olimpíadas da Matemática)
  6. PIBID e PROLICEN (Programas Institucionais de Iniciação à Docência)
  7. Iniciação à docencia Voluntária
  8. PET-Matemática (Programa de Educação Tutorial)

Unidades Acadêmicas Envolvidos

Infra-Estrutura do Curso

  • Bilioteca Central da UFCG – Mais de 2.200 títulos de livros na área de Matemática e Estatística disponíveis aos usuários e periódicos assinados nestas áreas. A Biblioteca faz parte do Portal da CAPES.
  • Biblioteca da UAMat – Mais de 1000 títulos de livros de Matemática, Estatística e áreas correlatas.
  • Laboratórios
    • LIDME – Laboratório de Informática do DME
    • LANEST – Laboratório de Análises Estatísticas do DME
    • LAPEM – Laboratório de Pesquisa e Ensino da Matemática
    • LIMAT – Laboratório de Informática do Curso de Matemática
    • REENGE – Laboratórios de Informáticas e Salas de Aulas Informatizadas
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