Home / Álgebra

Álgebra

Linha de pesquisa: Álgebras com Identidades Polinomiais

Descrição: Esta linha de pesquisa tem como objetivo descrever as identidades polinomiais e polinômios centrais de álgebras associativas, álgebras de Lie e álgebras de Jordan com estrutura suplementar tais como graduação e involução.

Equipe: Antônio Pereira Brandão Júnior, Claudemir Fidelis Bezerra Júnior e Diogo Diniz Pereira da Silva e Silva,.

Linha de pesquisa: Dimensões Homológicas.

Descrição: Esta linha de pesquisa tem como objetivo estudar as dimensões homológicas clássicas e relativas com respeito a um módulo semidualizante sobre anéis comutativos, com ênfase nas dimensões projetiva e de Gorenstein, e classes de módulos relacionados a tais dimensões.

Equipe: Thyago Santos de Souza.

Linha de pesquisa: Ações parciais

Descrição: O conceito de ações parciais surgiu na teoria de Álgebras de Operadores, nos anos noventa, com os trabalhos de Rui Exel. O estudo puramente algébrico das ações parciais iniciou em 2005 com os trabalhos de R. Exel e M. Dokuchaev. Nessa linha são estudadas generalizações de resultados importantes que tem como base as ações globais de grupos, usando o conceito de ações parciais. Essa teoria tem aplicações em várias áreas, seus temas de estudo englobam a Teoria de Galois parcial, Teoria de Cohomologia parcial, Álgebras parcial de grupos, produtos cruzados parciais, entre outros.

Equipe: Josefa Itailma da Rocha.

Voltar ao topo
Translate »