Home / Egressos e TCC’s

Egressos e TCC’s

DiscenteConclusãoDissertaçãoProduto EducacionalOrientador
94 Thiago dos Santos Silva Conceito de função aplicado ao estudo de sequências através de uma cartilha interativa elaborada com o Canva Deise Mara Barbosa de Almeida
93 Lucivaldo José de Andrade Pereira Grafos no Ensino Básico: Uma Proposta; da compreensão de tecnologias contemporâneas, ao desenvolvimento socioemocional  Marcelo Carvalho Ferreira
92 Flávia Shirley Tavares Vieira Uma Análise Curricular do Ensino Médio Antes e Depois do Enem e uma Contribuição com Itinerários Formativos sobre Determinantes Daniel Cordeiro de Morais Filho
91 Tiago Emanoel Melo Pereira Investigando Processos Infinitos: Uma Proposta de Disciplina Eletiva sob a Ótica do Novo Ensino Médio Romildo Nascimento de Lima
90 Ruth Micaely de Figueiredo Gomes Uma proposta de Ensino de Matrizes usando Recursos Tecnológicos Leomaques Francisco Silva Bernardo
89 Rejane Angela de Lima Trigonometria Esférica e algumas de suas muitas aplicações Romildo Nascimento de Lima
88 Silvana Oliveira Silva Santos 28/06/2024 Explorando a Eficácia da Gamificação no Ensino de Matemática: Uma Análise de Estratégia e Resultados Luiz Antônio da Silva Medeiros
87 Antônia Fabrícia de Souza 21/06/2024 Os Teoremas de Ptolomeu e Menelaus, demonstrações e aplicações Sequência didática: Quadriláteros inscritíveis e O Teorema de Ptolomeu para o Ensino Médio  José de Arimatéia Fernandes
86
Geovane Tavares Nogueira 26/04/2024 As recorrências lineares de 1ª e 2ª ordem: um olhar para as soluções particulares das equações não homogêneas de 2ª ordem e aplicações Miscelânea de problemas envolvendo recorrências de 1ª ordem homogêneas e não homogêneas e de 2ª ordem homogêneas Luiz Antônio da Silva Medeiros

Trabalhos até 2023

Nome Conclusão Título Orientador
01 Salomão Pereira de Almeida 07/03/2013 Números Complexos para o Ensino Médio: uma abordagem com história, conceitos básicos e aplicações Diogo Diniz P. da Silva e Silva
02 Weidson do Amaral Luna 14/03/2013 Uma Construção da Geometria Analítica a partir dos Teoremas de Tales e de Pitágoras Bráulio Maia Júnior
03 Josiel Pereira da Silva 10/04/2013 Logaritmos e Aplicações Diogo Diniz Pereira da Silva e Silva
04 Luis Pereira da Silva Júnior 11/04/2013 Construções Geométricas por Régua e Compasso e Números Construtíveis Marco Aurélio Soares Souto
05 Valderi Candido da Costa 11/04/2013 Números Construtíveis Marco Aurélio Soares Souto
06 Emanuel Adriano Dantas 28/06/2013 Probabilidade: Uma Reflexão Teórico-Prática no Ensino da Matemática Diogo Diniz Pereira da Silva e Silva
07 Ednaldo Bernardo de Oliveira 16/07/2013 Uma Contribuição ao Ensino de Geometria Espacial Daniel Cordeiro de Morais Filho
08 José Alci Silva Lemos Júnior 26/07/2013 Estudo de Funções com o auxilio do Computador Rosana Marques da Silva
09 Mozart Edson Lopes Guimarães 29/07/2013 O Computador em Sala de Aula: Ensino e Aprendizagem de Funções Através de Resolução de Problemas Rosana Marques da Silva
10 Marcos Vinicius Aurélio de Lima 13/08/2013 Uma Contribuição ao Ensino do Cálculo de Raízes Quadradas e Cúbicas Luiz Antonio da Silva Medeiros
11 Soraya Martins Camelo 13/08/2013 Estudo de Função Afim Através da Modelagem Matemática Rosana Marques da Silva / Aparecido Jesuino de Souza
12 Ana Claúdia Guedes dos Santos 14/08/2013 Uma Contribuição ao ensino de números irracionais e de incomensurabilidade para o ensino médio Daniel Cordeiro de Morais Filho
13 Sandro da Silva Lima 14/08/2013 Introdução à Geometria: Um Novo Enfoque de Ensino e Aprendizagem Jaime Alves Barbosa Sobrinho
14 Mário André de Oliveira 15/08/2013 Proposta de Atividades com a Calculadora no Ensino Fundamental Jaime Alves Barbosa Sobrinho
15 Fernando da Silva Batista 20/03/2014 Um estudo sobre área de triângulos e polígonos convexos e não-convexos José de Arimatéia Fernandes
16 Edson Bernardo de Oliveira 24/03/2014 Estudo das relações entre cordas no círculo a partir do Geogebra Luiz Antônio da Silva Medeiros
17 Carlos André Carneiro de Oliveira 24/03/2014 Trigonometria: O Radiano e as Funções Seno, Cosseno e Tangente Rosana Marques da Silva
18 Michelle Noberta Araújo de Oliveira 03/07/2014 Análise da Contextualização da Função Exponencial e da Função Logarítmica nos Livros Didáticos do Ensino Médio Daniel Cordeiro de Morais Filho
19 Vandenberg Gouveia Dias 22/07/2014 Quadratura: da antiguidade à atualidade Aparecido Jesuíno de Souza
20 Alecio Soares Silva 14/08/2014 Um Estudo Sobre Aplicação do Algoritmo de Euclides Bráulio Maia Júnior
21 Flávio Franklin Fidelis Alves 21/08/2014 Estudo Sobre o conceito de volume Jefferson Abrantes dos Santos
22 Emerson Wagner da Nobrega 24/02/2015 Ler, Escrever e Calcular: um Método para Rever Conteúdos Matemáticos do Ensino Fundamental Rosana Marques da Silva
23 Rivaldo Bezerra de Aquino Filho 24/07/2015 Objetos de Aprendizagem: Estudo de funções com o apoio do GeoGebra Rosana Marques da Silva
24 Juanbélia Wanderlei de Azevêdo Ferreira 05/08/2015 Análise da axiomatização da geometria espacial nos livros didáticos do ensino médio Daniel Cordeiro de Morais Filho
25 Wesyllis das Mercês Salvador 13/08/2015 Análise do Conteúdo de Estatística Descritiva no Ensino Médio Alexsandro Bezerra Cavalcanti
26 Beethoven Rotterdam Daudt Gomes da Silva 06/08/2015 Uma Abordagem Sobre o Conceito de Função Braulio Maia Júnior
27 George Ney Almeida Moreira 11/03/2016 DESIGUALDADES: uma abordagem por problemas Luiz Antônio da Silva Medeiros
28 Luis Carlos da Costa 02/06/2016 A EVOLUÇÃO NA RESOLUÇÃO DAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS
José de Arimatéia Fernandes
29 Renato Oliveira Silva 16/06/2016 ISOMETRIAS Luiz Antônio da Silva Medeiros
30 Poliana Ribeiro dos Santos Bezerra 16/12/2016 O conceito e o Ensino de Probabilidade nos 8º e 9º anos: Análise e Sugestões Daniel Cordeiro de Morais Filho
31 Antônio Evandro de Macedo Costa 11/08/2017 Curvaturas das Cônicas Denilson da Silva Pereira
32 Eduardo Luini da Silva 17/08/2017/ A Contextualização da Geometria Esférica pelo Estudo do Globo Terrestre e suas representações com o uso do Software Geogebra Alexsandro Bezerra Cavalcanti (Orientador)
Luiz Antônio da Silva Medeiros (Co-orientador)
33 Mirele Morais de Oliveira 18/08/2017 Conceitos de Análise Matemática na reta
para bem compreender os Números Reais no Ensino Médio
Daniel Cordeiro de Morais Filho
34 José Ricardo Correia de Figueiredo 18/08/2017 Funções Afins e a Relação entre Função Linear, Proporcionalidade e Regra de Três Daniel Cordeiro de Morais Filho
35 Welhington Sergio da Silva 25/08/2017 Uma Proposta didática para o Ensino das Cônicas à luz da Aprendizagem Significativa de David Ausubel Luiz Antônio da Silva Medeiros
36 Fred Charles Alves de Brito 25/08/2017 Uma Extensão dos Axiomas de Peano para a construção
dos inteiros
Jaime Alves Barbosa Sobrinho
37 Leonardo Dias da Silva 12/04/2018 Utilizando o Método de aproximação por falta para o Cálculo do volume do Cilindro Oblíquo Jefferson Abrantes dos Santos
38 Joselito Elias de Araújo 05/05/2018 Divisibilidade, Congruência e Aritmética Modular em Problemas Olímpicos Alciônio Saldanha de Oliveira
39 Clebson Huan de Freitas 29/05/2018 Um estudo sobre o volume do cone e da esfera sem o usodo Princípio de Cavaliere Jefferson Abrantes dos Santos
40 Oséias Pereira Matias da Silva 08/06/2018 A Teoria de Ausubel e o Modelo dos van Hieleaplicados à Geometria: Uma Proposta Didática Rodrigo Cohen Mota Nemer
41 Émerson Fittipaldi Suassuana de Oliveira 10/10/2018 Matemática Financeira em Alguns Livros Didáticos: Um Olhar Crítico Alexsandro Bezerra Cavalcanti
42 Daniel Dantas Marques 16/10/2018
ROBÓTICA NO ENSINO DA FUNÇÃO AFIM PARA ALUNOS DA EJA BASEADA NO CONSTRUCIONISMO DE PAPERT
José Fernando Leite Aires
43 Priscila Cordeiro de Sousa 30/10/2018 Teoria de Resposta ao Item como Modelo de Avaliação de Aprendizagem de Matemática no Ensino Médio Luiz Antônio da Silva Medeiros
44 Márcia Walquiria da Silva Santos 30/10/2018 RESOLUÇÃO NUMÉRICA DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DE GRAU N>2 NO ENSINO MÉDIO,
POR QUE NÃO?
Marcelo Carvalho Ferreira
45 José Ciedston Tomaz de Sousa Andrade 30/10/2018 O Ensino da Estatística na Perspectiva dos PCN+: UmaProposta Didático-Curricular Para o Ensino Médio José de Arimatéia Fernandes
46 Jadielson Silva de Oliveira 02/08/2019 Investigações com o Máxima no Cálculo de Determinantes Luiz Antônio da Silva Medeiros
47 Camila Paulino Marques 09/08/2019 A Importância da Análise Real na Formação do Professor de Matemática do Ensino Médio: O Caso das Sequências Numéricas Daniel Cordeiro de Morais Filho
48 Marcos dos Santos Silva 23/08/2019 O Uso do Teorema de Rouché-Capelli na Resolução de Sistemas Lineares Alciônio Saldanha de Oliveira
49 João Bosco de Souza 23/08/2019 Uma Análise sobre a Contextualização Matemática Romildo Nascimento de Lima
50 Bruno Vinicius Alves de Freitas 30/08/2019 Indução e Progressões Ariméticas no Ensino Médio José de Arimatéia Fernandes
51 Luís Sales Carneiro 30/08/2019 Números Complexos: Por que não estudar? José de Arimatéia Fernandes
52 Matheus Vinícius Francelino Queiroz 04/06/2020 CORRELAÇÃO LINEAR E REGRESSÃO LINEAR
SIMPLES NO CONTEÚDO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Alexsandro Bezerra Cavalcanti
53 Bruno Lopes Oliveira da Silva 14/08/2020 Um estudo histórico da evolução do algoritmo de multiplicação : da Babilônia à Aritmética de Treviso José de Arimatéia Fernandes
54 Marília de Souza Sales 26/08/2020 Padrões, Conjecturas e algumas curiosidades sobre Determinantes Luiz Antônio da Silva Medeiros
55 José Renato Alves de Mendonça 27/08/2020 APP INVENTOR 2 NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM Deise Mara Barbosa de Almeida
56 Lucielma Meyre da Silva Almeida 28/08/2020 JOGOS MATEMÁTICOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO Rodrigo Cohen Mota Nemer
57 Airtonelton Magalhães de Sousa 28/08/2020 Currículo de Trigonometria no Ensino Médio: Uma Análise nos Documentos Legais, PNLD e ENEM Jaime Alves Barbosa Sobrinho
58 Wagner Negromonte de Albuquerque Silva 31/08/2020 Análise e uso do conceito de função e de função bijetiva em livros do Ensino Médio – uma contribuição reflexiva para a formação do professor Daniel Cordeiro de Morais Filho
59 Teófilo Viturino da Silva 31/08/2020 O Pensamento Computacional como ferramenta de Resolução de Problemas de Matemática Rodrigo Cohen Mota Nemer
60 Antonio Eduardo Sena de Lucena 19/10/2020 Funções periódicas e quase periódicas Denilson da Silva Pereira
61 Daniel Costa Silva 25/11/2020 Desenvolvimento de um aplicativo de auxílio na preparação em Matemática para o ENEM José Fernando Leite Aires
62 Shirlene de Souza Aragão Bernardo 15/12/2020 Utilização de atividades lúdicas como recursos didáticos facilitadores do Ensino de Matemática Jaime Alves Barbosa Sobrinho
63 José Railton da Silva Dantas 11/02/2021 Matemática Discreta abordada nas questões e material da OBMEP Rodrigo Cohen Mota Nemer
64 Maria Eduarda de Oliveira Gomes 10/06/2021 Os números binários aplicados à computação José de Arimatéia Fernandes
65 Suênia da Silva Rodrigues 02/07/2021 Sala de Aula Invertida integrada à aprendizagem por pares: uma proposta ativa para o ensino da Matemática Financeira Luiz Antônio da Silva Medeiros
66 Jaldir de Oliveira Costa 09/07/2021 Guia de Ensino para Análise Combinatória a partir dos livros didáticos, ENEM e BNCC Romildo Nascimento de Lima
67 Paulo Roberto Silva da Silveira 30/07/2021 Análise pedagógica das provas do SAEPE da disciplina de matemática dos 3º anos do Ensino Médio José Fernando Leite Aires
68 João Batista Siqueira Lustosa 26/08/2021 Tópicos da História da Matemática e suas contribuições para o Ensino Básico Jaime Alves Barbosa Sobrinho
69 Rayanne Dantas Maia 27/08/2021 Uma Proposta Histórico-Construtivista dos Logaritmos Daniel Cordeiro de Morais Filho
70 Geraldo Erilson da Costa Silva Júnior 27/08/2021 Proposta de aplicação dos Lemas de Kaplansky para o ensino médio Alexsandro Bezerra Cavalcanti
71 Edvenilson Venâncio Dantas Farias 27/08/2021 Cálculo de Área: da História a Prática Didática Romildo Nascimento de Lima
72 Carlos Gonzaga da Silva Júnior 16/12/2022 Geometria Inversiva: a transformação de mutualidade entre retas e circunferências José de Arimatéia Fernandes
73 André Macedo Costa 10/02/2023 Frações contínuas: Abordagem histórica,
aplicações e proposta didática no Ensino
Básico
Marcelo Carvalho Ferreira
74 João Evayr de Souza 03/03/2023 O uso da Linguagem de Programação Python na Resolução de Problemas Matemáticos no Ensino Médio Rodrigo Cohen Mota Nemer
75 Wellington Rodrigues Faustino 09/06/2023 Sistema de Recorrências Lineares Homogêneos de Primeira Ordem com Duas e Três Variáveis Luiz Antônio da Silva Medeiros
76 Benildo Virginio de Souza 16/06/2023 Problemas do 2º grau: Uma proposta de sequências didáticas sob a perspectiva da Metodologia de Resolução de Problemas Leomarques Francisco Silva Bernardo
77 Gilmar Veríssimo da Silva 23/06/2023 Um Método de Ensino de Área de Figuras Planas José de Arimatéia Fernandes
78 José Cláudio da Silva Teodista 07/07/2023 Uma Apresentação da Construção dos Números Reais Usando Sequências de Cauchy para os Professores do Ensino Médio Daniel Cordeiro de Morais Fillho
79 Wirander Pereira Rosa de Oliveira 28/07/2023 Polígonos Equidecomponíveis: Um pouco de História, Resultados Fundamentais e Prática Escolar Romildo Nascimento de Lima
80 Idalice Maria Santiago Oliveira 11/08/2023 Desalgebrização do Teorema de Pitágoras e sua extensão com o Teorema de Pólya Daniel Cordeiro de Morais Filho & Carmen Vieira Mathias
81 Erivan Barbosa da Silva 11/08/2023 Clusters de Unidades Federativas do Brasil, segundo características socioeconômicas e educacionais dos inscritos no Enem 2021 José Fernando Leite Aires & José Iraponil Costa Lima
82 Érico Felintro de Andrade 18/08/2023 Uma Proposta para o Aprofundamento do Ensino de Logaritmos: As escalas Logarítmicas Marcelo C

Put your column 1 text


arvalho Ferreira
83 Gilvandro Correia de Melo Júnior 18/08/2023 Uma Proposta Para o Ensino de Análise Combinatória Através da Teoria dos Grafos Deise Mara Barbosa de Almeida
84 Rafael Augusto Albuquerque Macedo 25/08/2023 Sistemas Lineares e Métodos Numéricos: uma proposta para o Ensino Médio Deise Mara Barbosa de Almeida
85 Andreson da Silva Alquino

25/08/2023

Matemática Eleitoral: Uma proposta de eletiva à luz do Novo Ensino Médio José Fernando Leite Aires

TCC-PROFMAT

Voltar ao topo